O Grupo de Pesquisa “ETHOS: Nucleo de Pesquisas em Ética, Linguagem e Teoria Social” foi formado no ano de 2009. Este trabalho é desenvolvido pelo Centro de Educação e Ciências Humanas da Universidade Federal de Sergipe, contando com a participação de oito pesquisadores doutores: Marcos André de Barros, líder do grupo de pesquisa, Carla Eugenia Caldas Barros, Constança Terezinha Marcondes Cesar, Henrique Ribeiro Cardoso, Marcos Silva, Michel Zaidan Filho, Oliver Tolle e Tariki de Athayde Prata.
As linhas de pesquisa trabalhadas são as seguintes:
o Pesquisador: Marcos Silva
o Objetivo: Investigar a condição humana diante do crescente impacto das NTICs (Novas Tecnologias da Informação e Comunicação) no cotidiano do homem Ocidental. Para tanto, os autores privilegiados para análise serão aqueles que são intitulados de digerati, além de alguns clássicos do pensamento pós-moderno como Jean-François Lyotard e Jean Baudrillard.
o Objetivo: Analisar os fundamentos de uma ética do reconhecimento como ampliação da ética do discurso, entendendo a ética do reconhecimento como um esforço de oferecer uma rigorosa orientação reflexivo-normativa para a sociedade global, tecnológica, pós-secular e multicultural,a partir dos conceitos de individuação-socialização, auto-relação prática, auto-realização, desrespeito,reificação e reconhecimento.
o Pesquisador: Michel Zaidan Filho
o Objetivo: Analisar a teoria da cultura como reserva da consciência crítica da sociedade para transformá-la numa teoria intersemiótica da história, dialogando com as diversas linguagens (o cinema, a literatura, a pintura, a música) e sugerindo um conceito de História amplo, aberto, polissêmico.
o Pesquisador: Oliver Tolle
o Objetivo: Identificar as transformações do conceito hegeliano de autonomia, que correspondem a um distanciamento progressivo em relação a um retorno à sensibilidade por meio da arte, na origem do idealismo absoluto. Ali a poesia aparece como a nova mestra da humanidade, capaz de estabelecer a igualdade e liberdade entre os homens, com a dissolução do Estado. Contrastando com o juízo posterior de que a arte é algo do passado e que a sua ligação com valores éticos só poderá se perpetuar simbolicamente.
o Pesquisadora: Carla Eugenia Caldas Barros
o Objetivo: Analisar sob o ângulo do direito da propriedade intelectual, constitucional, dos direitos Humanos e da bioética a revolução terapêutica e as manipulações sobre a vida,a utilização do genoma humano que provocaram o surgimento de novas normas jurídicas,garantia de direitos fundamentais exteriorizados em princípios constitucionais baseados na dignidade humana ,integridade e proteção ao corpo humano, Direitos Humanos de quarta geração, que visam proteger o patrimônio genético humano e o ambiente.
o Pesquisadora: Constança Terezinha Marcondes Cesar
o Objetivo: A meditação sobre a liberdade representa uma possibilidade de superação da crise da ética na sociedade atual ? Buscaremos examinar a crise do mundo atual , considerando suas implicações ético-epistemológicas e ético-antropológicas ou seja, estudaremos a noção de crise nas relações do homem com o mundo, com a natureza; do homem consigo mesmo e com os outros homens a partir de Merleau, Ponty e Ricoeur que propõem a reflexão sobre a liberdade como uma alternativa para superação da crise.
o Pesquisador: Henrique Ribeiro Cardoso
o Objetivo: Analisar e situar a teoria da argumentação jurídica de Robert Alexy no contexto da guinada linguístico-pragmática da filosofia contemporânea.
o Pesquisador: Marcos André de Barros
o Objetivo: Analisar a crítica à cultura contemporânea feita por Walter Benjamin a partir dos seus conceitos de memória, história e cultura.
o Pesquisador: Tarik de Athayde Prata
o Objetivo: Norteando-se pelas reflexões do filósofo John R. Searle, a pesquisa visa investigar: (a) o papel da linguagem na estruturação do pensamento, e (b) na constituição dos fatos sociais. Nesse sentido, a investigação a respeito da linguagem deve lançar nova luz sobre a relação entre o indivíduo e a sociedade.